Entenda a importância de utilizar um CRM
Você sabe o que é e para que serve o CRM?
A construção de um bom relacionamento com o cliente é essencial para que uma empresa ou negócio cresça e se destaque. O cenário competitivo atual, com o bombardeio de informações que nossos prospects recebem diariamente, torna necessária a busca por um diferencial na forma de contato com o cliente para torná-lo personalizado com a sua necessidade.
Entretanto, para organizar um sistema complexo com um alto fluxo de contatos e processos que precisam de atenção particular, é necessário o auxílio de uma ferramenta que centralize todos os nossos contatos e registre nossas interações para facilitar a aplicação de estratégias. Assim que entra o papel de um CRM, tanto como estratégia quanto como ferramenta.
O Catacliente, nossa ferramenta de prospecção automática de leads pelo LinkedIn, pode ser integrado às mais diversas ferramentas de CRM do mercado. Essa integração permite que o usuário organize os leads encontrados pelo Catacliente e usufrua de todas as possibilidades que o CRM permite.
Confira nosso post sobre o assunto e veja como essa ferramenta pode ajudá-lo em seus negócios!
O que é CRM?
CRM, do inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é uma estratégia que coloca o cliente como o centro de todo o processo de venda. Assim, o relacionamento com o cliente é trabalhado ao longo de toda a jornada de compra, já que é possível dar atenção a cada etapa e aplicar estratégias e ações diferentes em cada uma delas. Caso queira saber mais sobre a jornada de compra, leia nosso post sobre as etapas do processo de decisão de compra!
Seguindo a estratégia de colocar o cliente como o centro do processo de venda, os softwares de CRM são responsáveis por centralizar e organizar todo o relacionamento e ações entre o consumidor e a empresa. Além de permitir a gestão das interações com os clientes, esses softwares também armazenam informações como nome, telefone, interesses e demais dados úteis de todos os clientes e potenciais clientes para facilitar a criação de estratégias de venda.
Essa ferramenta poderosa, além de fortalecer o relacionamento com os clientes e leads, otimiza o processo de vendas ao estabelecer padrões comportamentais que preveem possíveis demandas dos clientes. Por consequência, ela também aumenta a satisfação do usuário, o que garante a fidelização dos clientes pela boa experiência.
Já é possível perceber que o principal objetivo de um software de CRM é ajudar sua equipe de vendas a ter um melhor relacionamento com os clientes e, assim, fechar mais negócios. O CRM pode ajudar na jornada de compra do cliente de empresas B2B ou B2C, já que ele é configurável de acordo com as suas necessidades e organizará toda a gestão dos processos de venda.
Os 5 principais motivos para utilizar um software de CRM:
- Organiza todo o histórico de interação com o cliente;
- Centraliza todas informações de sua empresa um só lugar;
- Armazena as informações dos clientes que podem ser úteis no processo de venda;
- Torna a interação com o lead mais assertiva;
- Auxilia a fidelizar os clientes.
As principais funcionalidades dos CRM
Existem diversas opções de softwares de CRM no mercado, e cada uma possui as mais diversas funcionalidades.
Uma ferramenta de CRM não serve apenas para automatizar funções, como o envio de mensagens e obter dados dos leads. Essa ferramenta irá auxiliar no desenvolvimento de todos os processos do time de relacionamento com o cliente, o que irá resultar em um crescimento maior e com os resultados desejados.
Listamos aqui as funcionalidades mais comuns dentre os CRM populares:
- Rastreamento dos dados dos clientes;
- Base de dados acessível para todos os membros da equipe responsável;
- Automatização de processos e tarefas diárias;
- Armazenagem dos contatos com clientes via e-mail;
- Análise dos dados dos clientes para gerar recomendações;
- Verificação automática da potencialidade dos clientes;
- Gerenciamento do funil de vendas;
- Criação de propostas;
- Possibilidade de expansão de dados.
Quais são os tipos de CRM existentes?
Apesar de todos softwares de CRM terem o objetivo de dar suporte aos gestores e aos vendedores ao organizar todas as informações necessárias para otimizar o processo de vendas, existem diferentes tipos de softwares para cada destino específico. Esses softwares podem ser classificados de acordo com o setor de destino ou de acordo com suas funcionalidades.
Conheça abaixo um pouco sobre cada tipo de CRM:
Setor:
- CRM de vendas: Auxilia vendedores e gestores com tudo relacionado ao processo de vendas, como metas, atividades, progressos, históricos e outras informações importantes.
- CRM de marketing: Esse tipo de CRM auxilia na comunicação personalizada com o cliente e na organização das estratégias de marketing tradicional ou marketing digital de sua empresa ou negócio.
- CRM de suporte: Auxilia a equipe de suporte ao cliente a realizar um atendimento rápido e eficaz.
Funcionalidades:
- CRM Analítico: Traz os dados de performance dos vendedores e de vendas.
- CRM Operacional: Auxilia nas tarefas diárias dos vendedores, como no atendimento ao cliente.
- CRM Colaborativo: Organiza todos os dados analíticos e operacionais da empresa ou negócio de forma que todos integrantes tenham acesso a eles.
- CRM Estratégico: É o CRM mais completo, já que possui todas as funções anteriores.
Dicas
Como existem diversas opções de softwares de CRM no mercado, escolher um para utilizar em sua empresa ou negócio não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante analisar as funcionalidades de cada ferramenta para encontrar a que melhor se encaixa com as necessidades de sua empresa.
Separamos algumas dicas para auxiliar você a encontrar a melhor ferramenta para o seu negócio:
- Funcionalidade: Foque em um CRM que ofereça funções que sejam úteis para o seu negócio ou serviço.
- Personalização: Um CRM que permite que suas funções sejam personalizadas o tornará adaptado para as suas necessidades.
- Facilidade: Escolha um CRM que seja fácil de usar e que, de preferência, seja acessível pelo celular.
- Crescimento: Com o uso do CRM, sua empresa ou negócio irá crescer, e o ideal é que a ferramenta de sua escolha acompanhe esse crescimento. Escolha um CRM que comporte mais membros na equipe, configurações diferentes e maior demanda.
Quais os melhores?
Listamos aqui cinco das ferramentas de CRM mais populares no mercado atual. Confira suas funcionalidades e analise sua utilidade em sua empresa ou negócio!
- Salesforce
O sistema da Salesforce é bastante utilizado no mundo todo por se basear em cloud computing e oferecer um serviço de atendimento excelente. Entretanto, não é uma solução viável para empresas de pequeno e médio porte.
- Piperun
O Piperun é uma ferramenta de CRM que ajuda empresas a manter um relacionamento próximo com seus clientes ao oferecer a funcionalidade de funil de vendas. Com o Piperun, é possível controlar ações importantes no processo comercial, o que aumenta suas chances de fechar mais vendas.
- Pipedrive
O Pipedrive é uma plataforma de CRM de vendas e gestão de funil que auxilia na organização de uma empresa.
- SMark CRM
O SMark CRM organiza e potencializa os seus negócios e aumenta sua produtividade oferecendo um ecossistema estratégico que auxilia a implantação, customização e integração da sua ferramenta para seus clientes.
- Exact Spotter
O CRM Exact Spotter extrai informações ricas para uma qualificação profunda de leads para sua equipe de pré-vendas.
Conclusão
O uso de uma ferramenta de CRM oferece diversos benefícios a uma empresa ou negócio, principalmente para otimizar o setor de vendas com suas funcionalidades. Essa otimização tornará o planejamento da estratégia de seu funil de vendas muito mais personalizado e incisivo, o que resultará em mais vendas fechadas.
É importante escolher uma ferramenta de CRM que ofereça as funções essenciais para sua empresa, além de suportar o crescimento que certamente virá com o seu uso. Além disso, deve ser uma ferramenta intuitiva e prática, já que toda a equipe terá acesso a ela.
Como o Catacliente é uma ferramenta de prospecção de clientes, a integração de um CRM a ele trará diversas funcionalidades interessantes para otimizar a organização de seu funil de vendas.
Fortaleça o trabalho de sua equipe com um CRM e veja sua empresa ou negócio decolar!