Entenda a importância de utilizar um CRM

Entenda a importância de utilizar um CRM

CRM - costumer relationship manager

Você sabe o que é e para que serve o CRM? 

A construção de um bom relacionamento com o cliente é essencial para que uma empresa ou negócio cresça e se destaque. O cenário competitivo atual, com o bombardeio de informações que nossos prospects recebem diariamente, torna necessária a busca por um diferencial na forma de contato com o cliente para torná-lo personalizado com a sua necessidade. 

Entretanto, para organizar um sistema complexo com um alto fluxo de contatos e processos que precisam de atenção particular, é necessário o auxílio de uma ferramenta que centralize todos os nossos contatos e registre nossas interações para facilitar a aplicação de estratégias. Assim que entra o papel de um CRM, tanto como estratégia quanto como ferramenta. 

O Catacliente, nossa ferramenta de prospecção automática de leads pelo LinkedIn, pode ser integrado às mais diversas ferramentas de CRM do mercado. Essa integração permite que o usuário organize os leads encontrados pelo Catacliente e usufrua de todas as possibilidades que o CRM permite. 

Confira nosso post sobre o assunto e veja como essa ferramenta pode ajudá-lo em seus negócios! 

Customer Relationship Management

O que é CRM? 

CRM, do inglês Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com o Cliente), é uma estratégia que coloca o cliente como o centro de todo o processo de venda. Assim, o relacionamento com o cliente é trabalhado ao longo de toda a jornada de compra, já que é possível dar atenção a cada etapa e aplicar estratégias e ações diferentes em cada uma delas. Caso queira saber mais sobre a jornada de compra, leia nosso post sobre as etapas do processo de decisão de compra!  

Seguindo a estratégia de colocar o cliente como o centro do processo de venda, os softwares de CRM são responsáveis por centralizar e organizar todo o relacionamento e ações entre o consumidor e a empresa. Além de permitir a gestão das interações com os clientes, esses softwares também armazenam informações como nome, telefone, interesses e demais dados úteis de todos os clientes e potenciais clientes para facilitar a criação de estratégias de venda.  

Essa ferramenta poderosa, além de fortalecer o relacionamento com os clientes e leads, otimiza o processo de vendas ao estabelecer padrões comportamentais que preveem possíveis demandas dos clientes. Por consequência, ela também aumenta a satisfação do usuário, o que garante a fidelização dos clientes pela boa experiência. 

Já é possível perceber que o principal objetivo de um software de CRM é ajudar sua equipe de vendas a ter um melhor relacionamento com os clientes e, assim, fechar mais negócios. O CRM pode ajudar na jornada de compra do cliente de empresas B2B ou B2C, já que ele é configurável de acordo com as suas necessidades e organizará toda a gestão dos processos de venda.  

Os 5 principais motivos para utilizar um software de CRM: 

  1. Organiza todo o histórico de interação com o cliente; 
  1. Centraliza todas informações de sua empresa um só lugar; 
  1. Armazena as informações dos clientes que podem ser úteis no processo de venda; 
  1. Torna a interação com o lead mais assertiva; 
  1. Auxilia a fidelizar os clientes. 

As principais funcionalidades dos CRM 

Existem diversas opções de softwares de CRM no mercado, e cada uma possui as mais diversas funcionalidades.  

Uma ferramenta de CRM não serve apenas para automatizar funções, como o envio de mensagens e obter dados dos leads. Essa ferramenta irá auxiliar no desenvolvimento de todos os processos do time de relacionamento com o cliente, o que irá resultar em um crescimento maior e com os resultados desejados. 

Listamos aqui as funcionalidades mais comuns dentre os CRM populares: 

  • Rastreamento dos dados dos clientes; 
  • Base de dados acessível para todos os membros da equipe responsável; 
  • Automatização de processos e tarefas diárias; 
  • Armazenagem dos contatos com clientes via e-mail; 
  • Análise dos dados dos clientes para gerar recomendações; 
  • Verificação automática da potencialidade dos clientes; 
  • Gerenciamento do funil de vendas; 
  • Criação de propostas; 
  • Possibilidade de expansão de dados. 

Quais são os tipos de CRM existentes? 

Apesar de todos softwares de CRM terem o objetivo de dar suporte aos gestores e aos vendedores ao organizar todas as informações necessárias para otimizar o processo de vendas, existem diferentes tipos de softwares para cada destino específico. Esses softwares podem ser classificados de acordo com o setor de destino ou de acordo com suas funcionalidades.  

Conheça abaixo um pouco sobre cada tipo de CRM: 

Setor: 

  • CRM de vendas: Auxilia vendedores e gestores com tudo relacionado ao processo de vendas, como metas, atividades, progressos, históricos e outras informações importantes.  
  • CRM de marketing: Esse tipo de CRM auxilia na comunicação personalizada com o cliente e na organização das estratégias de marketing tradicional ou marketing digital de sua empresa ou negócio. 
  • CRM de suporte: Auxilia a equipe de suporte ao cliente a realizar um atendimento rápido e eficaz. 

Funcionalidades: 

  • CRM Analítico: Traz os dados de performance dos vendedores e de vendas. 
  • CRM Operacional: Auxilia nas tarefas diárias dos vendedores, como no atendimento ao cliente. 
  • CRM Colaborativo: Organiza todos os dados analíticos e operacionais da empresa ou negócio de forma que todos integrantes tenham acesso a eles. 
  • CRM Estratégico: É o CRM mais completo, já que possui todas as funções anteriores. 
CRM - costumer relationship manager

Dicas 

Como existem diversas opções de softwares de CRM no mercado, escolher um para utilizar em sua empresa ou negócio não é uma tarefa fácil. Por isso, é importante analisar as funcionalidades de cada ferramenta para encontrar a que melhor se encaixa com as necessidades de sua empresa. 

Separamos algumas dicas para auxiliar você a encontrar a melhor ferramenta para o seu negócio: 

  • Funcionalidade: Foque em um CRM que ofereça funções que sejam úteis para o seu negócio ou serviço.  
  • Personalização: Um CRM que permite que suas funções sejam personalizadas o tornará adaptado para as suas necessidades. 
  • Facilidade: Escolha um CRM que seja fácil de usar e que, de preferência, seja acessível pelo celular. 
  • Crescimento: Com o uso do CRM, sua empresa ou negócio irá crescer, e o ideal é que a ferramenta de sua escolha acompanhe esse crescimento. Escolha um CRM que comporte mais membros na equipe, configurações diferentes e maior demanda. 

Quais os melhores? 

Listamos aqui cinco das ferramentas de CRM mais populares no mercado atual. Confira suas funcionalidades e analise sua utilidade em sua empresa ou negócio! 

  1. Salesforce 

O sistema da Salesforce é bastante utilizado no mundo todo por se basear em cloud computing e oferecer um serviço de atendimento excelente. Entretanto, não é uma solução viável para empresas de pequeno e médio porte. 

  1. Piperun 

O Piperun é uma ferramenta de CRM que ajuda empresas a manter um relacionamento próximo com seus clientes ao oferecer a funcionalidade de funil de vendas. Com o Piperun, é possível controlar ações importantes no processo comercial, o que aumenta suas chances de fechar mais vendas. 

  1. Pipedrive 

O Pipedrive é uma plataforma de CRM de vendas e gestão de funil que auxilia na organização de uma empresa. 

  1. SMark CRM 

O SMark CRM organiza e potencializa os seus negócios e aumenta sua produtividade oferecendo um ecossistema estratégico que auxilia a implantação, customização e integração da sua ferramenta para seus clientes. 

  1. Exact Spotter 

O CRM Exact Spotter extrai informações ricas para uma qualificação profunda de leads para sua equipe de pré-vendas.  

CRM - costumer relationship manager

Conclusão 

O uso de uma ferramenta de CRM oferece diversos benefícios a uma empresa ou negócio, principalmente para otimizar o setor de vendas com suas funcionalidades. Essa otimização tornará o planejamento da estratégia de seu funil de vendas muito mais personalizado e incisivo, o que resultará em mais vendas fechadas. 

É importante escolher uma ferramenta de CRM que ofereça as funções essenciais para sua empresa, além de suportar o crescimento que certamente virá com o seu uso. Além disso, deve ser uma ferramenta intuitiva e prática, já que toda a equipe terá acesso a ela. 

Como o Catacliente é uma ferramenta de prospecção de clientes, a integração de um CRM a ele trará diversas funcionalidades interessantes para otimizar a organização de seu funil de vendas. 

Fortaleça o trabalho de sua equipe com um CRM e veja sua empresa ou negócio decolar! 

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