Hábitos para uma prospecção de sucesso 

Hábitos para uma prospecção de sucesso 

Hábitos para uma prospecção de sucesso

Um dos maiores desafios para empresas ou negócios é a prospecção de clientes. Encontrar o prospect ideal, que siga o PCI (perfil de cliente ideal) elaborado por sua equipe de vendas, pode ser um processo difícil e trabalhoso, que exige esforços conjuntos para obter os resultados desejados. 

Existem características específicas que unem os maiores prospectadores do mundo. Esses hábitos e rotinas, se seguidos adequadamente, podem alavancar a prospecção de sua empresa e preencher o topo de seu funil de vendas mais rápido do que o previsto, sempre com prospects de qualidade. 

Mas, para garantir o sucesso de sua prospecção, é necessário seguir esses hábitos e rotinas à risca. O seu comportamento será a chave para trazer bons resultados para impulsionar o seu negócio.  

Organizamos, nesse artigo, 6 hábitos em comum que os maiores prospectadores seguem. Adapte-os para o seu contexto e siga as nossas dicas para ver seu negócio decolar! 

  1. Reserve um tempo para prospectar 

Prospectar é uma tarefa que exige atenção e rotina. Os maiores prospectadores de clientes reservam, pelo menos, um dia da semana apenas para realizar essa tarefa, que envolve não apenas conversar com prospects, mas também estudá-los para construir estratégias. 

Com o seu PCI elaborado em mãos, dedique seu tempo a obter informações relevantes sobre esses clientes ideais. Quanto mais você conhecê-los, mais fácil será elaborar uma estratégia personalizada para abordar essas pessoas. 

Não adie a tarefa de prospecção em sua rotina! Tenha foco no seu PCI e siga sua estratégia com calma, sem pular etapas. 

Hábitos para uma prospecção de sucesso
  1. Construa um bom relacionamento com seus prospects 

Além de dedicar seus esforços na prospecção de novos clientes, não deixe de desenvolver o relacionamento com seus clientes atuais. A construção de relacionamentos verdadeiros irá resultar na confiança dos prospects, o que vai garantir a sua fidelidade a longo prazo, além de recomendações. 

Escute mais do que fala. Exerça a empatia e procure entender e ajudar o seu cliente, sempre respondendo a todas suas dúvidas e ouvindo suas dores. Quando o cliente se sente valorizado, ele tende a fechar negócio com mais facilidade. 

Não deixe, também, de fazer as perguntas certas aos seus prospects, que o ajudem a descobrir o real problema que os afligem.  Ao saber exatamente qual a necessidade de seu prospect, é possível vincular o seu produto ou serviço como solução a esse desafio, o que deixará o cliente mais aberto à negociação. 

Mostre interesse pelo seu prospect! 

  1. Qualifique seus prospects 

Garanta uma venda mais assertiva qualificando o seu prospect enquanto ele está no funil de vendas. Conheça ao máximo esse cliente, tanto sobre suas necessidades quanto sobre sua habilidade de compra, e garanta melhores resultados no fim do funil de vendas. 

Essa qualificação pode ser feita por meio de conteúdos edificantes, como artigos, vídeos e reuniões que dialoguem com o prospect sobre seus problemas e sobre possíveis soluções. Se apresente como autoridade e ensine-o tudo que puder sobre o tema em questão. 

Jamais abandone um cliente de topo de funil ao dar mais atenção a um prospect que está perto de fechar a compra! Qualifique seus prospects de acordo com a etapa do funil e evolua-os com uma certa frequência.  

  1. Use a tecnologia a seu favor 

Pesquise sobre as principais ferramentas que podem auxiliar no seu processo de prospecção e use-as a seu favor. Vendedores de sucesso utilizam facilitadores, como um CRM, um sistema de automação de marketing, ferramentas de outbound e outras tecnologias que facilitem sua rotina. 

É essencial para um bom prospectador ser organizado em suas tarefas. Para isso, um software de CRM auxilia ao centralizar, em um mesmo lugar, todas as informações de contato de um prospect, além das mensagens trocadas com ele e posição no funil em que ele se encontra. Leia mais sobre a importância de utilizar o CRM em sua empresa ou negócio! 

Além de utilizar um bom software de CRM, o Catacliente é uma solução SaaS de outbound para Social Selling que potencializa a performance da prospecção de pessoas para gerar um impacto positivo para empresas e negócios. Nossa solução auxilia na prospecção automática de leads qualificados usando o LinkedIn, a maior rede social profissional do mundo. Confira nossa solução e alavanque sua prospecção! 

  1. Incorpore as redes sociais em sua rotina 

As redes sociais mudaram a forma de vender pela internet. Quando antes apenas ter um site já era excelente, hoje é essencial ter presença nessas redes para interagir e atrair seus futuros clientes. Prospectar por meio das redes sociais, tanto em uma estratégia de inbound quanto por outbound marketing, tem se mostrado a melhor forma de conquistar e fidelizar seus leads. 

Para elaborar uma estratégia de marketing digital, invista na criação de conteúdos atrativos ao seu público-alvo para naturalmente atrair os prospects em uma estratégia inbound. E, além disso, aproveite sua presença online e participe de discussões, grupos e conversas relacionadas ao seu meio. A construção desse relacionamento vai ser essencial para conquistar seu público. 

Voltamos a citar o LinkedIn como a maior rede social profissional do mundo, o que torna seus leads mais qualificados. Além disso, uma pesquisa da Forbes cita o LinkedIn como a rede social que possui mais usuários propensos a fechar negócios, o que a torna uma oportunidade de ouro para empresas e negócios. 

Aprenda a prospectar e se conectar com potenciais clientes no LinkedIn com a ajuda do Catacliente! 

  1. Seja seletivo 

Identifique o momento de seu prospect e não perca tempo com pessoas que não estão no momento de compra. Desperdiçar tempo em reuniões que não rendem o avanço do prospect para a compra só irá frustrar sua equipe de vendas. 

Fique atento aos sinais que mostrarem que o prospect não está alinhado com o seu PCI, e não invista esforços nessas pessoas. Além disso, é muito importante ter paciência. Foque suas conversas com o prospect em seus problemas, e analise com cuidado o momento certo de apresentar sua solução.  

Pesquisar os setores, indústrias e empresas que possuem mais necessidade na solução que você oferece também é uma forma de selecionar seu público. Contacte diretamente os departamentos dessas empresas e converse sobre suas dores, para, no momento certo, oferecer a sua solução. 

Conclusão 

Elaborar seu PCI e desenvolver um plano de ações personalizado para seu público-alvo é o primeiro passo de sua jornada de prospecção. Siga uma rotina e lembre-se de sempre estudar os prospects para se manter atualizado sobre suas necessidades e dores, podendo, assim, ser incisivo no momento da prospecção. 

Utilize todas as ferramentas possíveis para facilitar seu processo de prospecção, além de estratégias que a otimizem e organizem as informações coletadas. Invista, também em marketing digital e de conteúdo para redes sociais, que podem servir tanto como estratégia de marketing inbound como conteúdo para qualificar seus leads atuais. 

E conte com a ajuda do Catacliente para automatizar sua prospecção no Linkedin!   

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