O LinkedIn é a melhor rede social para prospecção? 

O LinkedIn é a melhor rede social para prospecção? 

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Você provavelmente já sabe que o LinkedIn é, atualmente, a maior e melhor rede social profissional do mundo. Apenas no Brasil, a rede conta com mais de 30 mil profissionais cadastrados, o que a torna a melhor rede para encontrar leads qualificados. Uma pesquisa da Forbes mostrou que, dentre todos os leads gerados através de redes sociais, 80% são provenientes do LinkedIn, além de que 50% dos usuários da rede estão propensos a fechar negócio pela plataforma. 

Apenas por esses fatos já é possível afirmar que sim, o LinkedIn é a melhor rede social para prospecção. Mas apresentaremos aqui todas as vantagens dessa rede profissional, e tudo que você e sua empresa ou negócio podem usufruir com o seu uso. 

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O que torna o LinkedIn tão interessante para prospectar? 

O LinkedIn é uma plataforma completa para os profissionais. Por ela é possível buscar vagas de emprego, oportunidades de negócios e conexões com contatos promissores, o que a torna uma rede atrativa para empresas e negócios com ticket médio elevado. 

Muitos usuários do LinkedIn estão em posição de decisão de compra e usam essa rede diariamente para identificar oportunidades de negócio. Uma pesquisa feita pelo próprio LinkedIn apontou essa rede como a ideal para o mercado de vendas B2B, já que a maioria dos perfis são de executivos e profissionais de empresas bem-sucedidas.  

Todos esses leads qualificados localizados em um mesmo lugar e dispostos a decidir compras tornam essa rede essencial para o crescimento de uma empresa ou negócio. Basta saber utilizá-la para se beneficiar de todas as vantagens disponíveis! 

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Dicas para prospectar leads no LinkedIn 

Para ser bem sucedido na prospecção via LinkedIn, é essencial saber utilizar as ferramentas que a rede social profissional disponibiliza.  

Por meio dos perfis dos usuários é possível descobrir seu cargo, empresa, funções e outras informações relevantes, além de permitir o contato direto com o lead por meio de mensagens. Essas informações são essenciais para aprimorar seu processo de prospecção, selecionando os perfis mais alinhados para obter mais chances de sucesso com o negócio.  

É possível usar o mecanismo de busca da platforma para encontrar prospects. Confira nosso post sobre a pesquisa avançada de pessoas do LinkedIn para obter mais informações. 

Confira as dicas a seguir para aumentar suas chances de obter bons resultados com o uso do LinkedIn: 

  1. Construa um perfil caprichado que será seu cartão de visitas como representante de vendas de sua empresa ou negócio. Não deixe de adicionar uma foto e preencher a maior parte dos campos de experiência, pois todas essas informações farão diferença na prospecção ao mostrar sua autoridade. 
  1. Defina sua persona e, a partir dela, alimente seu perfil com contatos alinhados ao seu negócio. Construir uma rede de conexões afinada é essencial para melhorar os resultados de sua pesquisa avançada, já que é recomendada a pesquisa por contatos de 2° grau, que são ligados aos que você está conectado diretamente. Para aprender mais sobre como se conectar com potenciais clientes, leia o nosso artigo explicando tudo que você precisa saber para obter os melhores resultados com a prospecção no LinkedIn
  1. Personalize seu convite de conexão se apresentando e mostrando motivos atraentes para o seu prospect aceitá-lo em sua rede. Após o aceite, não deixe de agradecer e inicie a conversa com o prospect, visando transformá-lo em lead. 
  1. Participe ativamente na rede social. Interaja em postagens, compartilhe conteúdo relevante e mostre presença aos seus contatos – é recomendado que se poste, ao menos, um update no seu status por dia! 
  1. Procure e participe de grupos de interesse relacionados ao seu produto ou serviço. Os usuários nesses grupos são interligados por um tema em comum, o que facilita a prospecção já que todos possuem potencial para se interessarem por seu produto ou serviço. 
  1. Agende lembretes de follow up com a ferramenta disponibilizada pelo LinkedIn para não perder seus contatos mais importantes. Para aprender a elaborar uma estratégia de follow up satisfatória, leia nosso artigo Como usar o LinkedIn para fazer follow up

A versão premium do LinkedIn oferece ainda mais recursos próprios do que a gratuita, sendo uma opção interessante e cheia de facilidades para vendedores. Além disso, existem centenas de plugins e ferramentas externas para auxiliar os vendedores em suas tarefas de prospecção. 

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Inbound x Outbound no LinkedIn 

O LinkedIn é principalmente utilizado para realizar estratégias de prospecção Outbound, mas isso não significa que não possam ser aplicadas estratégias Inbound nessa plataforma.  O importante é aproveitar ao máximo as funcionalidades que a ferramenta oferece e o amplo alcance a leads qualificados. 

  • Inbound: Investir na criação de conteúdos atrativos pode ajudar no processo de prospecção inbound, já que possíveis leads podem se interessar e entrar em contato para saber mais sobre sua solução. Além disso, você pode disponibilizar formulários com conversão social e oferecer o LinkedIn como meio de comunicação. 
  • Outbound: É importante procurar os prospects ideais a partir de sua persona criada e contactá-los ativamente. Cuidado para não fazer spam com esses prospects!  

Uma técnica que pode ser muito interessante tanto para sua estratégia Inbound quanto para a Outbound é a de SPIN selling. Leia aqui sobre como aplicar essa técnica para prospectar no LinkedIn

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Conclusão 

Após a leitura desse post, fica claro que é essencial para uma empresa ou negócio que deseja aumentar suas vendas que se conecte no LinkedIn. A rede social profissional conta com milhões de perfis ativos de usuários interessados em criar conexões profissionais e fechar negócio, além de disponibilizar diversas ferramentas para facilitar esse contato entre os usuários e a prospecção de possíveis clientes. 

Inicie sua nova fase de prospecção criando agora mesmo seu perfil na rede social seguindo nossas dicas, e não deixe de compartilhar esse post com os seus contatos! 

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