Como usar o LinkedIn para fazer follow up

Como usar o LinkedIn para fazer follow up

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O follow up de vendas é uma das etapas mais importantes do processo de outbound, ou seja, de prospecção ativa. Um follow up de qualidade pode avançar o lead pelo funil de vendas e encaminhá-lo direto para a compra, o que prova que essa etapa merece mais atenção da equipe de vendas, principalmente no caso de vendas B2B.  

Essa tarefa pode ser desafiadora para a área comercial sem uma boa estratégia de outbound. Em negociações complexas, onde se leva mais tempo para que o lead tome sua decisão, é necessário que a equipe de vendas organize sua abordagem de forma criteriosa, respeitando o tempo do cliente sem deixar a negociação esfriar. 

Por isso, separamos algumas dicas e exemplos de como acompanhar o seu lead sem desgaste para aumentar suas chances de fechar negócios com sucesso.  

Primeiramente, o que significa follow up?  

O conceito de follow up nada mais é que o acompanhamento de um lead, encontrado a partir do perfil de cliente ideal para sua empresa, ao longo de todo o processo de negociação de seus produtos ou serviços. Essa atividade é fundamental para assegurar o interesse do lead principalmente em vendas complexas para mantendo-o aquecido e estimulado, o que aumenta a chance de continuidade do processo a longo prazo.  

Um follow up estratégico economiza tempo do vendedor e torna o processo de vendas mais ágil. Grande parte dessa facilidade vem da construção da relação com o lead ao longo de sua jornada de compra, que já cria uma relação de confiança entre o vendedor e o lead para que a tomada de decisão pela compra venha de forma mais rápida. 

Existem diversos meios onde é possível fazer o acompanhamento por meio de ações de follow up, como mensagens em redes sociais, e-mail marketing, telefone, Whatsapp e até mesmo presencialmente. Em cada um desses contatos com o lead é utilizada uma abordagem específica de acordo com a sua evolução no processo. Saber o que o seu lead precisa em cada fase do processo é essencial para executar um bom acompanhamento, então siga as dicas a seguir para elaborar a sua melhor estratégia de follow up. 

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Como elaborar sua estratégia de follow up  

Existem diversas possibilidades para manter o interesse do lead e, por consequência, persuadi-lo, quando se trata de follow up. Para elaborar a estratégia de sua empresa, o ideal é testar alguns modelos para encontrar o que melhor se encaixa com as características e os objetivos de seu negócio combinado às suas estratégias de marketing, visando sempre conseguir avanços com o lead para que ele encontre um resultado positivo.  

Planeje suas ações  

Reúna todas as informações que conseguir sobre o seu lead e, desde a prospecção, crie uma comunicação empática com ele, focando em suas possíveis necessidades e desafios. No primeiro contato, pergunte ao lead o meio de contato de sua preferência e mantenha toda a comunicação por esse canal para aumentar suas chances de resposta.  

Encontre o momento certo  

Você deve estudar qual é o momento certo para contactar seu lead, o número de tentativas que pretende utilizar após o primeiro contato e a distância entre elas. Seja persistente, mas sem ser inconveniente – dê espaço para seu lead pensar e estudar sua proposta.  

Um exemplo de cronograma de follow up é o seguinte: 

  • Após o primeiro contato: enviar, usando o meio de comunicação escolhido pelo lead, mais informações sobre a sua solução à dor que ele passa, e utilizar um CTA perguntando-o sobre o melhor horário para terem uma reunião demonstrativa. 
  • Após a reunião demonstrativa: enviar um resumo da reunião e a proposta oferecida por sua empresa. 
  • Alguns dias após a proposta: enviar conteúdos informativos sobre a dor do lead, relembrando a proposta de solução oferecida por sua empresa. 

Agregue valor  

Cada uma de suas mensagens de contato deve agregar valor ao lead. Aproveite para fornecer conteúdos relevantes sobre o contexto e as dores do lead, treinamentos gratuitos, cases de sucesso e qualquer outro conteúdo que possa ser útil. Nunca envie mensagens contendo apenas uma cobrança de resposta, isso apenas afastará seu lead de você e prejudicará o relacionamento de confiança que vocês criaram. 

Seja breve  

Por mais que seja necessário sempre agregar valor ao seu lead, mantenha suas mensagens de contato objetivas e assertivas. Não recomendamos enviar mensagens com mais de 200 palavras para não reduzir a taxa de resposta de seu contato, que poderá ignorar sua mensagem pela sua extensão. 

Lembre-se que seu lead é uma pessoa ocupada e dificilmente dedicará mais do que alguns minutos na interação com você, então faça bom uso de sua atenção. 

Tenha iniciativa  

Não espere que o lead venha até você para seguir com o follow up. Siga o seu planejamento e assuma uma postura proativa de contato para ter controle sobre o processo de venda.  

Defina o próximo passo  

Nunca encerre um contato sem o comprometimento de um próximo contato. Combine uma data e horário de preferência de seu lead para entrar em contato novamente e avançar com a negociação. Esse compromisso estreita o relacionamento entre o lead e você e faz com que você ganhe confiança, além do comprometimento ser positivo para manter o interesse do lead e a proposta estabelecida entre vocês aquecida. 

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Como aplicar o follow up no LinkedIn  

O LinkedIn é a melhor plataforma para a geração de leads, principalmente no meio B2B. Por meio dela, é possível fazer buscas avançadas de acordo com o seu perfil de cliente ideal e reunir informações sobre seus prospects que podem auxiliar na hora de construir sua estratégia de follow up. 

Utilizando o LinkedIn, reúna as informações que conseguir sobre o prospect e planeje suas ações de acordo com suas possíveis necessidades. Com sua estratégia montada, envie-o um convite de conexão tocando em uma possível dor do prospect e já oferecendo seu produto ou serviço como uma possível solução:  

“Olá, {NOME}. Você tem enfrentado dificuldades para escalar a sua prospecção? Criamos uma solução que está deixando as ferramentas convencionais de outbound pra trás. Gostaria de saber mais?”  

Com o aceite de conexão e a resposta do novo lead demonstrando interesse, vise marcar uma reunião para conversarem sobre a solução, além de sempre buscar agregar valor em cada contato:  

“Oi {NOME}, fico feliz em participar de sua rede. Segue um link com uma pequena demo do nosso sistema: [link]. Podemos marcar uma reunião para eu te mostrar como funciona na prática?”  

Siga o ritmo do lead em suas respostas e o dê prazos longos para que ele responda. Caso não tenha respostas dele após uma semana, envie uma nova mensagem relembrando-o sobre a sua solução e oferecendo um novo conteúdo:  

“Olá {NOME}, tudo bem?   

Temos um artigo sobre as principais dificuldades em prospectar clientes pelas redes sociais: [link].  

Essa solução faz sentido para o seu negócio?”  

Caso não tenha resposta, se mostre disponível e prometa entrar em contato novamente depois de um prazo mais longo de tempo, não deixando de oferecer um conteúdo agregador nesse contato.  

Como aplicar em email marketing

Follow up em email marketing  

A estratégia de follow up por email marketing segue o mesmo modelo descrito acima. Entretanto, o email marketing possui a vantagem de permitir mais conteúdo em uma única mensagem, já que é possível misturar estratégias visuais, como imagens e vídeos, para agregar valor em seu contato. 

Não se esqueça de manter sua mensagem breve e direta. Siga as dicas abaixo para obter mais sucesso em seu contato: 

  • Na linha de assunto, remeta ao serviço de sua empresa e deixe claro o objetivo de seu contato.  
  • Caso o contato com o lead tenha iniciado em outro canal, relembre-o de sua última conversa em uma linha breve, partindo em seguida para o assunto principal do contato.   
  • Encerre o email com o próximo passo definido e oferecendo disponibilidade para contato.  
  • Assine com o seu nome, sua posição e o nome de sua empresa.  

Conclusão  

Uma boa estratégia de follow up de vendas é essencial para a conversão de seu lead. Para tal, é preciso que seja planejado todo o contato desde o início, oferecendo ao lead conteúdos agregadores, tendo iniciativa e estudando sempre o momento certo de agir.   

Uma boa ferramenta de CRM pode auxiliar bastante na organização de seus leads, filtrando os realmente interessados dos que não demonstraram interesse por sua solução e otimizando o processo de vendas.  

Monte sua estratégia, adapte sua escrita e veja seus resultados crescerem!  

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