Copywriting: o que é e como escrever

Copywriting: o que é e como escrever

copywriting o que e e como escrever

Você precisa aumentar a conversão em vendas de seu conteúdo online? Tem dificuldade em criar textos persuasivos e que engajem seus prospects? 

A técnica Copywriting é a solução que você precisa para alavancar seu negócio. Aprenda agora sobre essa estratégia e convença seu público! 

O que é Copywriting? 

Copywriting é uma técnica do marketing digital que auxilia na escrita de textos persuasivos, ou seja, textos que convencem seu leitor a executar uma ação. No caso do setor de vendas, o objetivo do Copywriting é vender um produto ou serviço, levando o leitor a adquiri-lo. 

Para garantir a conversão de seus textos em vendas, é importante criar materiais de qualidade. Esses materiais podem ser apresentados em diferentes formatos, como posts em redes sociais, e-books, webinars e sites, sempre visando engajar seu público-alvo. 

Quais técnicas podem ser aplicadas? 

Com base em estudos dos gatilhos mentais de convencimento, é possível elaborar um método de comunicação persuasivo próprio para atrair seus clientes ao seu produto ou serviço. O autor do best-seller “As Armas da Persuasão”, Robert Cialdini, estabeleceu seis leis fundamentais que podem ser aplicadas na elaboração de seu Copy: 

  • Reciprocidade – Entregar algo de valor ao seu cliente para que ele lhe retorne algo equivalente, 
  • Prova social – Exemplificar casos de sucesso que aumentem sua credibilidade, 
  • Afeição – Criar conexão com o seu cliente através de histórias compatíveis com sua jornada, 
  • Autoridade – Estabelecer confiança com seu cliente ao demonstrar domínio e “superioridade” naquele meio, 
  • Coerência – Criar comprometimento do cliente para entregar resultados, 
  • Escassez – Provocar uma sensação de perda e urgência em seu cliente. 

O uso dessas leis pode aumentar a eficiência de seu Copy e garantir melhores resultados. Porém, seu uso deve ser implícito e cuidadoso para evitar o efeito oposto. 

copywriting

Como escrever um bom Copy? 

Para escrever um bom Copy, é essencial que você conheça bem o seu público-alvo. Ao conhecer bem seus interesses e suas necessidades, é possível construir um conteúdo atrativo e relevante que se conectará com o leitor e o convencerá a adquirir seu produto ou serviço. 

Você pode aplicar as seguintes estratégias: 

  • Definir a abordagem para estabelecer o padrão de linguagem de todo o seu conteúdo, 
  • Demonstrar empatia pelas necessidades de seu público-alvo, 
  • Utilizar casos de exemplo para se aproximar e criar uma conexão com o cliente, 
  • Criar títulos diretos e atrativos
  • Apostar em verbos de ação
  • Comprovar as informações passadas para gerar credibilidade
  • Fornecer gratuitamente algum material
  • Mostrar depoimentos de clientes e de especialistas da área, 
  • Destacar prazos para criar um senso de urgência
  • Utilizar imagens chamativas e de qualidade,
  • Criar um CTA (call to action) para gerar engajamento

O que não fazer em seu Copy? 

Um dos principais problemas encontrados em Copys é a falta de coerência, coesão e erros gramaticais. Por isso, é importante que se contrate redatores especializados e se fazer uma revisão minuciosa de todos os textos antes da publicação. 

Outro problema comum é o excesso de informações técnicas sobre o produto. É importante manter a linguagem acessível, de preferência em parágrafos curtos – porém, tome cuidado com o uso excessivo de jargões e linguagem popular, pois podem diminuir sua credibilidade. 

A artificialidade também pode afastar seus prospects de seu produto. Por isso, destacamos novamente que é importante conhecer bem o seu público-alvo para saber os seus problemas e poder construir uma relação com ele. 

Exemplos práticos 

Suponhamos que você trabalhe em um hotel. Um post interessante para as redes sociais utilizaria o storytelling para narrar o lugar do ponto de vista de um cliente, colocando em evidência todos os aspectos positivos de se hospedar naquele lugar. Em um único post seria possível criar uma conexão com o cliente por empatia, gerar credibilidade por ser um depoimento verdadeiro, dar ênfase nas vantagens de se hospedar em seu hotel e ilustrar o post com uma imagem atrativa do hotel. 

Agora, suponhamos que você trabalhe em uma loja virtual de roupas que semanalmente envia seu catálogo aos clientes por e-mail. Além de mostrar fotos atrativas de seus produtos, é interessante que se faça uso de verbos de ação e uma linguagem enxuta, deixando o e-mail curto e direto para que o cliente não perca muito tempo vendo as principais informações. Além disso, pode se fazer uso do senso de urgência ao deixar claro o estoque limitado ou o tempo limite para os preços de suas peças. 

linkedin

E no LinkedIn? 

As postagens sobre o seu produto ou serviço no LinkedIn podem seguir as mesmas estratégias descritas acima. Entretanto, caso o contato com seus prospects seja por meio de mensagens privadas via plataforma, é melhor seguir uma estratégia diferente. 

O primeiro passo para iniciar um relacionamento com o prospect é enviá-lo um convite de conexão. Esse convite vai acompanhado de uma nota que possui um limite de caracteres, então ela deve ser direta, clara e personalizada. Uma sugestão é se apresentar, descrever um possível problema que o prospect possa ter, oferecer uma solução e perguntar se podem se conectar na rede social, como o exemplo abaixo: 

“Olá {NOME DO PROSPECT}, sou a {SEU NOME}, e faço parte da equipe de relacionamento do Catacliente. Possuo uma solução para o problema de prospecção de clientes. Vamos nos conectar?”  

O segundo contato com o prospect, após o aceite de convite, varia de acordo com a sua resposta. Caso o prospect demonstre interesse por seu produto ou serviço, é interessante que se faça um convite direto para uma conversa ou demonstração. Entretanto, caso o prospect aceite seu convite e não responda nada, é interessante enviá-lo uma mensagem apresentando seu produto ou serviço em mais detalhes e oferecer um meio de contato caso o interesse venha a aparecer. 

Utilizando essas estratégias de acordo com seu negócio, é possível aumentar a conversão de seu conteúdo online e alavancar seu negócio! 

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