Copywriting: o que é e como escrever
Você precisa aumentar a conversão em vendas de seu conteúdo online? Tem dificuldade em criar textos persuasivos e que engajem seus prospects?
A técnica Copywriting é a solução que você precisa para alavancar seu negócio. Aprenda agora sobre essa estratégia e convença seu público!
O que é Copywriting?
Copywriting é uma técnica do marketing digital que auxilia na escrita de textos persuasivos, ou seja, textos que convencem seu leitor a executar uma ação. No caso do setor de vendas, o objetivo do Copywriting é vender um produto ou serviço, levando o leitor a adquiri-lo.
Para garantir a conversão de seus textos em vendas, é importante criar materiais de qualidade. Esses materiais podem ser apresentados em diferentes formatos, como posts em redes sociais, e-books, webinars e sites, sempre visando engajar seu público-alvo.
Quais técnicas podem ser aplicadas?
Com base em estudos dos gatilhos mentais de convencimento, é possível elaborar um método de comunicação persuasivo próprio para atrair seus clientes ao seu produto ou serviço. O autor do best-seller “As Armas da Persuasão”, Robert Cialdini, estabeleceu seis leis fundamentais que podem ser aplicadas na elaboração de seu Copy:
- Reciprocidade – Entregar algo de valor ao seu cliente para que ele lhe retorne algo equivalente,
- Prova social – Exemplificar casos de sucesso que aumentem sua credibilidade,
- Afeição – Criar conexão com o seu cliente através de histórias compatíveis com sua jornada,
- Autoridade – Estabelecer confiança com seu cliente ao demonstrar domínio e “superioridade” naquele meio,
- Coerência – Criar comprometimento do cliente para entregar resultados,
- Escassez – Provocar uma sensação de perda e urgência em seu cliente.
O uso dessas leis pode aumentar a eficiência de seu Copy e garantir melhores resultados. Porém, seu uso deve ser implícito e cuidadoso para evitar o efeito oposto.
Como escrever um bom Copy?
Para escrever um bom Copy, é essencial que você conheça bem o seu público-alvo. Ao conhecer bem seus interesses e suas necessidades, é possível construir um conteúdo atrativo e relevante que se conectará com o leitor e o convencerá a adquirir seu produto ou serviço.
Você pode aplicar as seguintes estratégias:
- Definir a abordagem para estabelecer o padrão de linguagem de todo o seu conteúdo,
- Demonstrar empatia pelas necessidades de seu público-alvo,
- Utilizar casos de exemplo para se aproximar e criar uma conexão com o cliente,
- Criar títulos diretos e atrativos,
- Apostar em verbos de ação,
- Comprovar as informações passadas para gerar credibilidade,
- Fornecer gratuitamente algum material,
- Mostrar depoimentos de clientes e de especialistas da área,
- Destacar prazos para criar um senso de urgência,
- Utilizar imagens chamativas e de qualidade,
- Criar um CTA (call to action) para gerar engajamento.
O que não fazer em seu Copy?
Um dos principais problemas encontrados em Copys é a falta de coerência, coesão e erros gramaticais. Por isso, é importante que se contrate redatores especializados e se fazer uma revisão minuciosa de todos os textos antes da publicação.
Outro problema comum é o excesso de informações técnicas sobre o produto. É importante manter a linguagem acessível, de preferência em parágrafos curtos – porém, tome cuidado com o uso excessivo de jargões e linguagem popular, pois podem diminuir sua credibilidade.
A artificialidade também pode afastar seus prospects de seu produto. Por isso, destacamos novamente que é importante conhecer bem o seu público-alvo para saber os seus problemas e poder construir uma relação com ele.
Exemplos práticos
Suponhamos que você trabalhe em um hotel. Um post interessante para as redes sociais utilizaria o storytelling para narrar o lugar do ponto de vista de um cliente, colocando em evidência todos os aspectos positivos de se hospedar naquele lugar. Em um único post seria possível criar uma conexão com o cliente por empatia, gerar credibilidade por ser um depoimento verdadeiro, dar ênfase nas vantagens de se hospedar em seu hotel e ilustrar o post com uma imagem atrativa do hotel.
Agora, suponhamos que você trabalhe em uma loja virtual de roupas que semanalmente envia seu catálogo aos clientes por e-mail. Além de mostrar fotos atrativas de seus produtos, é interessante que se faça uso de verbos de ação e uma linguagem enxuta, deixando o e-mail curto e direto para que o cliente não perca muito tempo vendo as principais informações. Além disso, pode se fazer uso do senso de urgência ao deixar claro o estoque limitado ou o tempo limite para os preços de suas peças.
E no LinkedIn?
As postagens sobre o seu produto ou serviço no LinkedIn podem seguir as mesmas estratégias descritas acima. Entretanto, caso o contato com seus prospects seja por meio de mensagens privadas via plataforma, é melhor seguir uma estratégia diferente.
O primeiro passo para iniciar um relacionamento com o prospect é enviá-lo um convite de conexão. Esse convite vai acompanhado de uma nota que possui um limite de caracteres, então ela deve ser direta, clara e personalizada. Uma sugestão é se apresentar, descrever um possível problema que o prospect possa ter, oferecer uma solução e perguntar se podem se conectar na rede social, como o exemplo abaixo:
“Olá {NOME DO PROSPECT}, sou a {SEU NOME}, e faço parte da equipe de relacionamento do Catacliente. Possuo uma solução para o problema de prospecção de clientes. Vamos nos conectar?”
O segundo contato com o prospect, após o aceite de convite, varia de acordo com a sua resposta. Caso o prospect demonstre interesse por seu produto ou serviço, é interessante que se faça um convite direto para uma conversa ou demonstração. Entretanto, caso o prospect aceite seu convite e não responda nada, é interessante enviá-lo uma mensagem apresentando seu produto ou serviço em mais detalhes e oferecer um meio de contato caso o interesse venha a aparecer.
Utilizando essas estratégias de acordo com seu negócio, é possível aumentar a conversão de seu conteúdo online e alavancar seu negócio!